Páginas

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Guillermo King (1786 – 1865)

Médico da cidade de Brighton (Grã Bretanha), Guillermo King desenvolveu um interessante trabalho doutrinário e estimulou a organização de uma rede importante de entidades dedicadas a atividades de consumo.

Expôs suas idéias nos vinte e oito números do periódico mensal “O Cooperador”, que dirigiu de 1828 a 1830. Aconselhou aos trabalhadores se associarem em grupos, formarem um pequeno capital inicial mediante contribuições semanais e organizarem suas próprias empresas para abastecerem-se de bens de consumo pessoal e doméstico.

King fundou em 1827, em Brighton, uma entidade para distribuição de artigos de consumo e estimulou a criação de outras semelhantes. Rapidamente se organizaram perto de trezentas sociedades e, de 1831 a 1835, realizaram vários congressos na Grã Bretanha; contudo, a falta de normas que deveriam reger seu funcionamento, estas entidades não tiveram êxito.

King realçou a importância do esforço próprio dos associados para solucionar os problemas comuns, chamou a atenção da influência não só econômica, mas também espiritual do cooperativismo e aconselhou a criação de escolas que além de ensinar as necessárias noções econômicas, deveriam promover a transformação moral dos futuros cooperadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário