Páginas

terça-feira, 16 de março de 2010

Fidelizando Clientes e Aumentando Negócios

O Programa de Capacitação e Desenvolvimento - PCD do Centro Latino-Americano (parceiro nos programas do "cooperativismo latino") oferece o curso Fidelizando Associados e Aumentando os Negócios em sua Cooperativa.

Foi criado para capacitar e motivar os vendedores, supervisores e profissionais ligados às vendas de varejo das cooperativas.
O programa conduz os participantes a uma análise dos instrumentos que levam à fidelização do associado, analisando sua personalidade e apresentando técnicas adequadas de abordagem, argumentação e fechamento das vendas. 

terça-feira, 9 de março de 2010

Philippe Buchez (1796 - 1865)


Periodista, historiador e político francês, Philippe Buchez estabeleceu as bases das cooperativas de trabalho e, em particular daquelas vinculadas às pequenas indústrias ou artesanais.

Propôs que grupos de trabalhadores de um mesmo ofício ou profissão se ligassem voluntariamente entre si mediante um contrato e se transformassem em seus próprios patrões. Deveriam reunir em um determinado local suas ferramentas e utensílios de trabalho, contribuir com suas modestas economias, eleger livremente alguns associados para que se encarregassem da administração e representação da sociedade e, por fim, empreender a produção em comum.

Os trabalhadores receberiam um salário conforme normas estabelecidas e de acordo com sua habilidade individual. A sociedade, enquanto empresa, receberia os benefícios e os distribuiria da seguinte maneira: 80% para proporcionar eventuais socorros e a ser distribuído entre os associados proporcionalmente ao trabalho realizado; os outros 20%, para um fundo comum.

Esse fundo deveria ser “indivisível, indissolúvel e inalienável” e serviria para preservar a natureza desse tipo de entidade. Em caso de dissolução da sociedade, o fundo passaria integralmente a outra sociedade semelhante.

A obra prática de Buchez consistiu especialmente na organização de duas entidades que operaram nos ramos artesanais da marcenaria (1832) e joalheria (1834). Seu trabalho doutrinário alcançou considerável difusão e influência, pois soube caracterizar adequadamente as cooperativas de trabalho dando-lhes normas que se aplicam até hoje.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Programa de Capacitação e Desenvolvimento

O que é o PCD?

O PCD - Programa de Capacitação e Desenvolvimento - foi concebido para aprimorar a qualidade dos serviços prestados pelos diretores, gerentes e colaboradores operacionais das cooperativas junto ao quadro de associados, fornecedores e comunidade em geral. Consiste em um conjunto de eventos (cursos, palestras, workshops, seminários, oficinas, etc) oferecidos para capacitar e aperfeiçoar toda a equipe de funcionários das cooperativas do Brasil.
Sua atuação está focada na gestão das cooperativas de todos os ramos sócio-econômicos conhecidos e estruturados.
Compreende duas modalidades:
  • Eventos abertos: destinados aos  diretores, gerentes e funcionários de várias cooperativas.
  • Eventos fechados: realizados mediante solicitação de uma cooperativa, com exclusividade para seu quadro de diretores, gerentes e funcionários.
Apresentaremos, a partir de hoje, alguns programas para que os senhores possam avaliá-los em sua pertinência e aplicabilidade. Salientamos que para os eventos "fechados" a programação pode e deve ser personalizada, considerando as necessidades pontuais ou sazonais de cada cooperativa.

O PCD - Programa de Capacitação e Desenvolvimento conta com o respaldo técnico e pedagógico do Centro Latino-Americano de Educação e Gerência; Instituto Superior de Formação Continuada e da Jabenato - Auditores Associados. 
Pedidos de informações podem ser encaminhados atraves desde blog ou nos telefones:
+55 (41) 3015-5559; +55 (41) 9684-7989 com Prof. Ademir Zanlorenzi ou, ainda, através do adezanlorenzi@gmail.com